quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Irradiação de alimentos

       A importância da irradiação na conservação de alimentos

Desde os primeiros tempos e povos, houve uma necessidade de conservar os alimentos, com isso vários métodos foram utilizada para sua deteriorização, transição de doenças e infestação de insetos.  Com o tempo as técnicas foram se desenvolvendo com o conhecimento cientifico.

Conservação é importante para a preservação do aspecto natural do alimento e do nutriente; o estado do alimento se dar pela alteração da sua estrutura molecular e inibição do tempo de amadurecimento ou o processo de deteriorização. Irradiação alternativa na melhorias da saúde do alimentado.

A irradiação de alimento de dar no processo físico de emissão e propagação de energia por intermédio de fenômeno ondulatórios utilizando-se partícula dotada de energia cinética, podemos dizer que a energia se propaga de um ponto a outro no estaço ou no meio em que se propaga, geralmente com a finalidade de esterizar, preservar o alimento por meio da destruição de microrganismo (bolores, leveduras e bactérias).



A irradiação de alimento de dar no processo físico. Expõe o alimento a uma radiação ionizante ( radiação gama, raio x ou feixes de elétrons) isso de dar em uma sala  ou câmera especial por um tempo determinado.
A fonte mas utilizada é a radiação gama para esse processo. Utiliza-se o isótopo Cobalto 60, obtido pelo Cobalto 59 em uma reator nuclear, "conhecido como irradiador".


Funcionamento:
 Após o alimento ser irradiado ele é armazenado, transportado para ser consumido.  (Obs: A irradiação funciona pela inibição do processo orgânico de deteriozação, isso acarreta em cargas positivas e negativas resultado em um efeito químico e biológico, que impedem a divisão da célula das bactérias e outros organismos. Deixando assim o alimento ter um durabilidade maior.)
Os níveis de tratamento ou dose defini-se como uma quantidade de energia absorvida durante a exposição que é dada  em Gray; 1 Gray representa 1 J de energia quilograma de alimento, para a aplicação em alimentos a maioria das doses utilizadas se encontramentre 0,1 e 0,7 Kgy.




Doses: 
*Radurização
pode ser encontrado como tratamento semelhante à pasteurização, causa a redução na contagem de microrganismo deteriadores viáveis.  Utiliza-se outros métodos de conservação associado, como a refrigeradoração.  Doses 0,7 - 2,5 Kgy: baixa ; Inibe brotamento (cebola, batata, etc...)
Retarda o tempo de maturação de frutas, preveni a deterioração de por fungos e hortiças e controle de infestação por insetos/ ácaros.



*Radiciação
é o tratamento do alimento com uma dose de energia ionizante suficiente para reduzir o número de bactérias patogênicas viáveis e não produtoras de esporos,de forma que não seja detectadas por métodos de análises bacteriológicos nos alimentos.  Doses 2 - 8 Kgy: médio ; Pasteurização de sucos, Retarda a deterioração (carnes frescas, massas frescas) e Controle Samonolose  (Aves).



*Radapertização ou esterelização
é o tratamento do alimento com uma dose de energia suficiente para prevenir a decomposição e a toxidez de origem microbiana, seja quais forem o tempo e as condições de armazenamento do produto, desde que esse não seja contaminado novamente. Doses 25 - 45 Kgy: alta ; Esterelização de carne ou outros produtos.



Efeitos:
 *Efeitos em enzimas elas são bastante resistente a radiação do que o micro-organismo, porém sua inativação é por meios térmicos onde requer  5 ou 10 vezes a dose para destruir o micro-organismo. (Fosfatase de leite)

*Efeito sobre vitamina: é variado, depende das condições que se trabalha. Vitamina C e B1 são as mais sensíveis  do grupo hidrossolúveis. Vitamina E e A são as mais sensíveis  do grupo lipossolúveis.   A destruição das vitaminas C, E e K depende das doses utilizada porém as perdas são tão baixas.

*Efeito nos lipídios  a irradiação inicia com o processo natural de auto-oxidação de gordura. (Azeite)


Os alimentos irradiados não tornam os alimentos radioativos, pois o tempo de exposição é breve e após a exposição se faz um estudo de controle de qualidade " uma avaliação".
  
Pela norma e segurança o Ministério de Saúde da  Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA-DECRETO N°72.718, DE 29 DE AGOSTO DE 1973).  Art°8 Os alimentos irradiados, quando exposto a venda, ou entregue ao consumo ,deverão trazer na respetiva embalagem e nos cartazes afixado nos locais de venda; indicando: "Alimento Tratado por processo de irradiação" e a declaração: " Este produto foi processado em estabelecimento sob controle da Comissão Nacional de Energia Nuclear".


 
 Vantagens: *Retarda o amadurecimento e aprodecimento. *Em alguns alimentos diminui o tempo de cozimento. *Aumenta o tempo de pratilheira mantém o sabor e valor nutritivo, esteriliza;
*Protege contra a salmonoloze; *Substitui produtos químicos; *Permite irradiar produtos frios e congelados. * Eliminação de micro-organismo patogênico.

Desvantagens: * Custo muito caro. * Uma perca muito pequena no nutriente, devido a quebra de proteínas.  *Causa uma leve alteração no alimento: sabor e cor. Ex: se um morango for irradiado sua cor pode fica um pouco mas clara e o aquele sabor doce não muito doce, só sendo um especialista no sabor pra saber diferenciar.







sábado, 24 de janeiro de 2015

Alerta sobre Câncer de mama masculino



Câncer de mama em homem não são tão frequentes.
Porem nos casos de câncer masculino é detectado quando a doença está em estado muito avançado.

O tumor maligno é um grupo de células cancerígenas que pode invadir os tecidos adjacentes e pode invadir outros órgãos.
Existe pesquisas que afirma, que  um câncer de mama masculino se não tratado pode virar um câncer de pulmão, já que há ausência de tecido mamário.

As vezes passa por desapercebido que os homens possuem tecido mamário, porém não é tão desenvolvido como de uma mulher.


(Aqui em Pernambuco houve um caso de um garoto com apenas 16 anos. Ocorreu esse fato em 2010, onde foi tratado em um dos hospitais daqui mesmo. "Não posso dar o nome do hospital!")

- Sentindo ao tocar alguma alteração na mama , tendo algum histórico na família, é bom se prevenir e procurar um médico.


- Diagnóstico precoce pode levar a 90% de chance de cura do câncer.

- Outubro rosa: A ideia é  ressaltar a importância do exame periódico para detectar a doença ainda em seu estágio inicial. Mês mundial da conscientização sobre o câncer de mama!


O que quero dizer com isso...  O câncer tem cura quando descoberto a tempo, homens quebrem essa barreira e faça o auto-exame.


Um filme nos Estados Unidos intitulado "Times Like These a story of men with breast cancer." (Uma história de homens com câncer de mama, em tradução livre), ele conta a história de dois homens do estado de Connecticut, que tem a vida compartilhada pela sua experiência com a doença.

domingo, 18 de janeiro de 2015

Crise dos 20/21 anos


"Eu ouvir falar da crise dos 30 anos, mas me deparei com a dos 20 anos, aqui está inscrito o que entendi sobre isso e o que fiz pra sobreviver (superar) mediante a isso."


 Esse período é um momento de muitas cobranças com sigo mesmo envolvendo planos de estabilidade.

Por que isso acontece?
Como lidar com isso?
           
 Vamos entender!


O ser humano cada vez mas tem tomado decisão cedo e a crise faz parte desse processo de mudança interna influenciada pela mudança externa.

Não tem como jugir da idade e nem escapar das fases que ela proporciona, tipo: fazer enen ou não, fazer um curso técnico ou faculdade, escolhe uma faculdade, decidir uma carreira; buscar o primeiro emprego, entre outras coisas.  
Isso não é fácil, gera muitas dúvidas e incertezas!!!


O que acabamos fazendo é comparações entre nós e algumas outras pessoas, mas especificamente amigos de colégio. Onde eles já tinham um foco e conseguiram essa concretização; terminar o colegial, fazer uma faculdade pública ou não e seguir carreira.
Essa comparação se dar pelo roteiro da história e a capacidade do individuo a trilhar tudo isso é acabar com uns 20/21 anos!
Enquanto seus "planos" nem se concretizarão e não tem algo a se orgulhar.
 Nesse momento começar a bater as frustrações por não ter sido tão atencioso com o planejar uma estratégia e segui-la rigidamente; o preço da maturidade se torna alto.

Sabemos que a família são responsáveis por essa carga de cobrança, por querer que os filhos acertem na primeira escolha ou que trilhe aquela determinada carreira a qual escolheram para eles.

Os jovens vão notando que o tempo vai passando e vão se encontrando mais velho.  Os filhos superprotegido tem a tendência de amadurecer emocionalmente e tomar suas próprias decisões muito tarde.
 Com isso desenvolve uma crise pra decidir sua própria vida, devido àquela total dependência dos pais.


Como lidar ( minha receitinha):


1- Obs: Ver o que você realmente quer fazer ou tem mas habilidade, tente se desenvolver nessa área.

2- Aceite as fases da vida e tire uma lição, e as mudanças que ela trás.

3- Seja atencioso e dedicado o crescimento vem na medida de seu esforço.

4- Seja persistente: isso lhe ajudará a seguir um objetivo e alcança o que tanto deseja. "O que é importante nesse mundo não é tanto onde estamos, e sim, em que direção estamos nos movendo. Autor desconhecido"

5-Seja paciente: As coisas não acontecem no passe de "mágica", pois é um processo lento/demorado que requer autocontrole. Autocontrole é a capacidade de controlar as emoções e os desejos, é a capacidade de gestão de uma pessoa para o seu futuro.

6- trilhe uma estratégica seja ela de estudos, de cursos, faculdade ou até mesmo de horário. Ah, se não der certo não desanime ou entre pânico, faça um novo roteiro e vá em frente. (Lembre-se que certas invenções só deram certa pela vontade de aprimorar suas estratégias.)

7- Não deixe o problema te consumir, resolva um de cada vez.

8- Respeite-si, dê valor a cada experiência. Você não é o "bam-bam-bam" ou "super herói"; você é alguem que nesse mundo buscar uma melhora pra si, seja ela espiritual, emocional ou financeira.